Projetos de museus brasileiros são vencedores de prêmio Ibero-americano

publicado: 15/10/2014 10h15,
última modificação: 27/10/2014 11h22

Os projetos de três instituições brasileiras tiveram destaque na quinta edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, realizado pelo programa Ibermuseus: Educação e trabalho: uma ação de cidadania, do Museu da República – MR (RJ); Vamos aos museus? Educação e cultura, da organização Akala (MG), e Estação Educativo – MLP – Plataforma na WEB do Núcleo Educativo, do Museu da Língua Portuguesa (SP).

MR e Akala conquistaram os primeiros lugares, respectivamente, nas duas categorias existentes: Projetos realizados ou em andamento e Fomento a projetos de Educação e Museus para a Ibero-América. O Museu da Língua Portuguesa ficou em terceiro lugar na segunda categoria.

Presidente do Ibermuseus anuncia vencedores do prêmio em Lisboa
Presidente do Ibermuseus anuncia vencedores do prêmio em Lisboa (Portugal)

Outros projetos vencedores são oriundos do México, Colômbia, Espanha, Cuba, Costa Rica, Uruguai e Chile. Países como Equador, Portugal, Peru e Argentina também aparecem dentre as 10 menções honrosas do prêmio.

Os 13 projetos vencedores e os 10 reconhecidos com Menção Honrosa, onde aparecem mais dois museus brasileiros (Museu Casa dos Inconfidentes e Ecomuseu Recicla), foram anunciados durante o 8º Encontro Ibero-Americano de Museus pelo presidente do Programa Ibermuseus, Angelo Oswaldo, que também preside o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Brasil tem a presidência do programa intergovernamental até 2015. O encontro termina hoje (15), em Lisboa (Portugal). Saiba mais.

Projetos educativos
O Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus é uma iniciativa do Programa Ibermuseus para valorizar e apoiar projetos educativos relacionados aos museus, além de reconhecer boas práticas na Ibero-América. Nesta edição foram apresentados mais de 130 projetos provenientes de 14 países, avaliados por um Comitê Técnico formado por 10 especialistas ibero-americanos.

Os projetos premiados, junto aos reconhecidos com menção de honra, integrarão o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Ação Educativa, disponível no Portal Ibermuseus.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Programa Ibermuseus/divulgação
Última atualização: 17.10.14