Publicada a portaria que institui a Rede Nacional de Identificação de Museus

publicado: 12/01/2017 08h54,
última modificação: 17/01/2017 08h58

Foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 10, a portaria que institui a Rede Nacional de Identificação de Museus – ReNIM (Portaria Nº 7, de 9 de janeiro de 2017) como forma de arranjo de governança pública colaborativa, voltada à interação e cooperação entre os seus componentes para o desenvolvimento do setor de museus brasileiro.

No mesmo dia, a Portaria Nº 6, de 9 de janeiro de 2017 instituiu a plataforma Museusbr para o mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. A plataforma Museusbr integra o Mapa da Cultura, plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC/MinC. Essa metodologia tem como objetivo a articulação de esforços para a produção de conhecimento sobre os museus brasileiros.

Constituem a ReNIM, no âmbito nacional, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus – SBM e, no âmbito local, os Sistemas de Museus estaduais, distrital e municipais, e outros Órgãos públicos estaduais, distrital ou municipais competentes, responsáveis por políticas setoriais de museus.

Para fazer parte da ReNIM e assim contribuir para a integração dos vários níveis de gestão das políticas públicas setoriais de museus e para a democratização e transparência no processo de identificação de novas instituições, basta preencher o Formulário de Adesão à ReNIM e enviar assinado para o e-mail registro@antigo.museus.gov.br.