A pintura “Leitura da Sentença de Tiradentes”, cedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto ao Museu da Inconfidência/Ibram por meio de cessão não onerosa por tempo indeterminado, está sendo restaurada.
De acordo com a diretora interina do Museu, Margareth Monteiro, a atividade será concluída no mês de julho. “A partir de agosto, durante os preparativos da comemoração dos 75 anos do Museu, o público poderá vislumbrar o resultado da restauração”.
Segundo Margareth, a tela já passou por quatro intervenções, sendo a primeira realizada, no ano de 1900, pelo pintor mineiro Honório Esteves.
“A tela encontra-se recoberta com verniz oxidado e uma espessa camada de cera negra, que prejudica detalhes da obra e o efeito de luz e sombra realizado pelo pintor. A pintura apresenta, também, grandes áreas com perda de policromia e craquelês, que são rachaduras finas e irregulares” salienta a diretora.
A restauração do quadro é uma parceria entre o Museu da Inconfidência e a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, responsável pelo patrocínio de recuperação da tela.
História do quadro
O quadro “Leitura da Sentença de Tiradentes”, datado do final do Império, é de autoria de Leopoldino de Faria (1836-1911), pintor oficial da Academia Imperial do Rio de Janeiro. Com três metros de largura por dois metros de altura, a tela passou por quatro intervenções de restauro ao longo dos anos.
O Museu da Inconfidência fica na Praça Tiradentes, 139, Centro, em Ouro Preto (MG) e está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 18h. Durante o mês de julho, o Museu ficará aberto ao público até as 21h.