Realizada reunião de monitoramento do programa de cooperação Brasil-Bolívia

publicado: 17/07/2019 18h05,
última modificação: 24/01/2020 18h09

Foi realizada entre os dias 8 a 12 de julho, em La Paz, a reunião de monitoramento e avaliação do programa de cooperação técnica Brasil-Bolívia. A ação é resultado do Projeto “Fortalecimento do Museu Nacional de Arqueologia da Bolívia para uma política museológica inclusiva e participativa do Estado Plurinacional da Bolívia”, firmado em 28 de março de 2018.

- Reunião de monitoramento do programa de cooperação técnica Brasil - Bolívia
– Reunião de monitoramento do programa de cooperação técnica Brasil – Bolívia

Projeto entre o Ibram e o Munarq

No dia 28 de março de 2018, o Instituto Brasileiro de Museus e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), autarquia vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), firmaram um projeto de Cooperação com o Ministério das Culturas da Bolívia, representado pelo Museu Nacional de Arqueologia (Munarq).

Entre os objetivos da cooperação, destacam-se a contribuição para o desenvolvimento de uma política museal inclusiva e participativa na Bolívia e a apresentação da experiência brasileira sobre a gestão do patrimônio cultural.

Nesse contexto, as ações conjuntas entre os dois países e o intercâmbio de conhecimentos sobre a gestão do patrimônio cultural contribuíram para a proteção ao patrimônio cultural boliviano e o compartilhamento da experiência brasileira.

O Projeto foi realizado em quatro etapas distintas. A primeira atividade, realizada no dia 25 de maio de 2018, foi a “Conferência sobre Políticas Públicas para o Setor Museológico”, ministrada pela diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS) à época, Renata Bittencourt, e pela diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM), Eneida Braga.

Além da Conferência, foram realizadas três oficinas, oferecidas pelos servidores do Ibram e técnicos em assuntos culturais, Ana Carolina Cruz, Marielle Costa Gonçalves e Newton Fabiano aos funcionários do Munarq. As atividades se concentraram em três temas apontados pelos técnicos bolivianos como de maior interesse: o desenho de planos museológicos, a gestão de riscos ao patrimônio e ações de segurança preventiva e o desenho e implementação de ações educativas em museus.

Como resultados, a equipe do Munarq recebeu capacitação para a produção do plano museológico do museu, de um plano de segurança preventiva e de um programa educativo. Todas as atividades foram monitoradas e avaliadas por meio da ferramenta Saber Museu.

Com o objetivo de avaliar as etapas de realização do projeto executado, o Ibram foi convidado a participar da reunião de monitoramento e avaliação do programa de cooperação técnica Brasil-Bolívia. A presença do Instituto permite a análise do alcance das atividades realizadas, das possíveis lacunas e das políticas culturais no âmbito da cooperação técnica internacional prestada pelo Brasil.

Participaram do evento o chefe da Unidade de Negociação do Financiamento da Bolívia, Jorge Brito, o vice-ministro de investimento público e financiamento externo, Antonio Mullisaca Díaz, o embaixador do Brasil em La Paz, Octávio Henrique Côrtes, a representante da Coordenação da América Latina e Caribe, Ana Elena Rizzone  e o coordenador de cooperação técnica da embaixada do Brasil em La Paz, Fernando Zelner.

Outras matérias sobre o tema: