Representante do ICOM visita coleção de indumentária do Museu Casa da Hera

publicado: 21/05/2012 08h50,
última modificação: 21/05/2012 17h31

No dia 16 de maio, o Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), recebeu a visita técnica de Katia Johansen, Presidente do Comitê de Indumentária do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Izabel Alvarado, curadora de vestuário do Museu Histórico Nacional de Santiago (Chile), e Rita Andrade, professora da Universidade Federal de Goiás e consultora de coleções de indumentária.

Peças de indumentária dos séculos XIX e XX são destaque na Casa da Hera

A visita teve por objetivo conhecer a Casa da Hera e, em especial, parte de sua coleção de indumentária, que conta com peças assinadas por grandes mestres do século XIX, como A. Felix Brevet, Rouff e Charles Worth – considerado o “pai da alta costura” e dos desfiles de moda com modelos.

A comitiva visitou o espaço de exposições de longa e curta duração e conheceu algumas peças da coleção de indumentária, selecionadas exclusivamente para a visita. Kátia Johansen deu sugestões sobre acondicionamento e dicas no auxílio da conservação das peças.

A visita vem ao encontro de atuais demandas do museu, como o estreitamento de laços com profissionais especializados nessa área de conhecimento, o incentivo à pesquisa, a maior divulgação e reconhecimento do acervo e o intercâmbio de técnicas e informações.

A coleção de indumentária da Casa da Hera é constituída por peças variadas, que vão desde trajes para passeio, montaria, festas e roupas para dormir a acessórios como sapatos, sombrinhas, chapéu e leques. Os trajes têm procedência francesa ou correspondem ao padrão de moda francês das últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Casa da Hera