Aconteceu no dia 10 de maio, em Brasília (DF), a primeira reunião do Instituto Brasileiro de Museus com representantes dos cursos de Museologia brasileiros. Participaram do encontro 15 representantes de faculdades e universidades, além de um representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
A reunião serviu como oportunidade para implementar uma agenda de trabalho e abrir caminho para discutir uma estratégia para os museus universitários. Os representantes fizeram um breve diagnóstico de cada curso e avaliaram os principais desafios atuais.
O Presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., enfatizou que a instituição se preocupa com a área da educação e falou sobre as iniciativas do instituto para aproximar a área educacional e o setor museal brasileiro.
Os participantes finalizaram o encontro trocando informações sobre a prática do ensino à distância, uma alternativa possível para ampliar o acesso aos cursos. A criação de museus institucionais para os cursos de graduação em Museologia e de laboratórios específicos para as práticas de ensino na área foram algumas das reivindicações apresentadas.
Texto e foto: Ascom/Ibram