Representantes do Ibram estiveram na inauguração do Museu de Arte do Rio

publicado: 04/03/2013 10h18,
última modificação: 27/09/2013 17h47

O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, os diretores Eneida Braga (DDFEM) e Cícero de Almeida (DPMUS), e alguns diretores de museus Ibram, participaram da cerimônia de abertura do Museu de Arte do Rio (MAR), na última sexta-feira (1º de março).

Dilma Rousseff e autoridades na abertura do MAR

O evento, que contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, dentre outras autoridades, aconteceu no dia em que a cidade do Rio de Janeiro completou 448 anos.

Dilma Rousseff, que puxou um “parabéns para você”, destacou a importância da revitalização da zona portuária da cidade e a riqueza de se ter um museu do porte do MAR exibindo obras de grandes nomes da arte.

Em seu discurso, a presidenta também afirmou que o novo museu apresentará a alma e a história do Brasil aos turistas que visitam a cidade, além de atender a todos os brasileiros. “É elitista supor que o povo não entende de cultura. Vejo com encantamento as filas que se formam nos museus de nosso país porque as pessoas têm sede de cultura”, acrescentou a presidenta.

Marta Suplicy discursa na cerimônia de abertura do MAR

A ministra Marta Suplicy também ressaltou a importância do acesso à cultura com a promulgação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), lembrando que graças ao Vale-Cultura, os trabalhadores poderão visitar o museu em qualquer dia da semana e não apenas nos dias de acesso gratuito.

Após a cerimônia, as autoridades e os convidados puderam conhecer as instalações do museu. A abertura ao público será nesta terça-feira (5). Continue lendo sobre a abertura do MAR na página do Ministério da Cultura.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Divulgação MinC