Revista Acervo abre chamada para artigos na área de Arquivologia

publicado: 05/06/2018 10h34,
última modificação: 05/06/2018 10h36

Próxima edição da revista vai abordar realidade dos arquivos no presente e suas perspectivas de desenvolvimento no futuro, contemplando os debates no âmbito dos documentos digitais.
Próxima edição vai abordar realidade dos arquivos no presente e suas perspectivas de desenvolvimento no futuro, contemplando os debates no âmbito dos documentos digitais.

A revista Acervo, editada pelo Arquivo Nacional, está com chamada de artigos aberta para sua próxima edição comemorativa aos 180 anos da instituição, que é vinculada ao Ministério da Justiça.

O tema deste número será “Estado da arte da pesquisa em Arquivologia” e vai contemplar o cenário atual e as perspectivas da área. A edição terá organização de Adriana Cox Hollós, doutora em Ciência da Informação, e Eliezer Pires da Silva, doutor em Memória Social.

Serão contempladas abordagens relativas ao atual cenário arquivístico, seus limites e possibilidades, caracterizando o estado da arte da pesquisa em Arquivologia no Brasil. A ideia é apresentar a realidade dos arquivos no presente e suas perspectivas de desenvolvimento no futuro, contemplando ainda os debates no âmbito dos documentos digitais.

A proposta inclui artigos de natureza teórica e epistemológica; discussões e reflexões político-filosóficas sobre os conhecimentos que temos hoje e as tendências que vêm determinando novas formas de produção, gestão e uso dos arquivos em geral; e estudos sobre a preservação de acervos digitais e não-digitais.

A revista Acervo aceita trabalhos (um dos autores do texto submetido necessariamente tem que ter o título de doutor) para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenhas e Documentos. As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de junho. Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais e atender ao escopo apresentado no site da revista. Saiba mais.