Revista MUSAS nº 8 já está disponível online

publicado: 25/09/2018 18h33,
última modificação: 04/10/2018 16h30

Por ocasião dos 200 anos do Museu Nacional, revista reuniu artigos, entrevistas, relatos e outros textos que trazem reflexões sobre dois séculos de experiência museal no Brasil.

Já está disponível ao público em geral a versão online da edição nº 8 de MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. Editado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o periódico de caráter interdisciplinar reúne reflexões e experiências relacionadas à área de museus e Museologia.

A oitava edição da MUSAS foi concebida para celebrar os 200 anos do museu mais antigo do Brasil em atividade – o Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Aproveitando a ocasião, a revista reuniu artigos, entrevistas, relatos e outros textos que trazem reflexões sobre dois séculos de experiência museal em território brasileiro, lançando um amplo olhar avaliativo sobre variadas questões, experimentações e conquistas acumuladas nesta trajetória.

O patrimônio, legado e atualidade do Museu Nacional são abordados em artigos, entrevista, reportagem e ensaio fotográfico da MUSAS nº 8. “A homenagem tornou-se ainda mais necessária, e a dedicamos de modo especial aos profissionais e pesquisadores que zelaram ao longo de décadas pelo patrimônio do museu”, explica o presidente do Ibram, Marcelo Araujo.

A revista também lança um olhar histórico sobre temas como museologia social e educação museal no Brasil, além de debater a contribuição dos museus brasileiros para a memória indígena e a memória afro-brasileira, controvérsias que integram os 200 anos de trajetória museal brasileira, desafios, assim como a representatividade e o reconhecimento de temáticas e autores.

A tiragem inicial da MUSAS nº 8 será distribuída gratuitamente a instituições, redes e sistemas vinculados ao campo museal brasileiro. Acesse a versão online disponível para download gratuito.