Saber museu lança curso sobre Conservação Preventiva para Acervos

publicado: 18/02/2020 16h49,
última modificação: 18/02/2020 17h26

O Programa Saber Museu lança nesta terça-feira (18), o curso Conservação Preventiva para Acervos Museológicos. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o curso traz as informações básicas necessárias ao desenvolvimento de ações de conservação preventiva para bens culturais musealizados, principalmente quanto a atividades de higienização, manuseio, guarda e transporte.

A conservação preventiva é um conjunto de ações necessárias para desacelerar ou minimizar o processo de degradação dos bens culturais, sendo, portanto, uma ação fundamental a ser desenvolvida por qualquer museu. A falta de informação, a ausência de profissionais capacitados e as limitações financeiras tornam a conservação uma ação menos prioritária e até ausente em diversas instituições museológicas.

O curso abordará informações gerais de conservação preventiva para diversos suportes, tais como vidro, madeira, couro, tecido, orientando os profissionais na formulação de estratégias que minimizem as ações dos agentes de degradação, de acordo com o contexto e tipo de material de cada acervo preservado no museu.

Na modalidade EAD, o curso tem uma carga horária de 40 horas e foi estruturado em 7 módulos, entre eles o de Constituição física dos acervos e principais agentes de deterioração; o de Diagnóstico das condições ambientais; o de Equipamentos e materiais de conservação e o de Embalagem e acondicionamento.

Interessados em participar do curso Conservação Preventiva para Acervos Museológicos podem fazer suas inscrições aqui.

Saiba mais sobre o Programa Saber Museu.