SEC do Mato Grosso seleciona organizações sociais para gerir museus

publicado: 31/01/2017 11h22,
última modificação: 31/01/2017 11h24

A secretaria de Estado de Cultura do Mato Grosso (SEC-MT) está com cinco editais de seleção abertos, até 2 de março, para a gestão de quatro museus e uma galeria de arte.

Museu de Arte em Cuiabá é uma das instituições participantes da seleção
Museu de Arte em Cuiabá é uma das instituições participantes da seleção pública

O chamamento público prevê que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) devem gerir o Museu de Arte (Residência dos Governadores) e Galeria Lava Pés, Museu de Arte Sacra, Museu Histórico, e Museu de História Natural (antigo Museu de Pré-História).

Um edital prevendo a gestão do recém-inaugurado Memorial Rondon – Complexo Turístico e Histórico de Mimoso – ainda será publicado.

As OSCs serão responsáveis pela administração do espaço, bem como a realização de atividades e programas que promovam o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial e fortaleçam os setores e segmentos culturais no MT, democratizando o acesso da sociedade às artes e à cultura.

Processo seletivo
A seleção será composta por uma única fase para habilitação e qualificação técnica. As propostas deverão ser protocoladas junto à SEC-MT (Av. José Monteiro de Figueiredo -Lava Pés, 510) em Cuiabá.

Os contratos de gestão terão duração de cinco anos e irão vigorar de 2017 a 2021. Caberá às organizações selecionadas administrar os equipamentos culturais, em regime de mútua cooperação e fazer a gestão administrativa, econômico-financeira e de formação profissional. Acesse os editais na íntegra.

Texto: SEC-MT/divulgação
Edição: Ascom/Ibram