Secretária-executiva do MinC participa de evento com presidente do Icom

publicado: 14/05/2013 17h12,
última modificação: 27/09/2013 17h12

A secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Jeanine Pires, participa hoje (14), representando a ministra Marta Suplicy, de recepção no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), promovida pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para o presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom), Hans-Martin Hinz.

Icom define temas anuais para celebrar o Dia Internacional de Museus

O representante está em visita ao Brasil para a preparação da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, que será realizada na capital fluminense no próximo mês de agosto. Saiba mais.

“É uma grande satisfação para o MinC receber o presidente do Icom durante a 11ª Semana de Museus, que reúne atividades de mais de 1.200 museus em todo o Brasil. A realização da conferência internacional no Brasil será de grande relevância para o intercâmbio entre instituições brasileiras e de outros países”, avalia Jeanine Pires.

Assim como em anos anteriores, o tema da Semana de Museus 2013 – Museus (memória + criatividade) = mudança social – foi proposto pelo Icom. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e neste ano tem a participação de 1.252 instituições de 535 municípios do Brasil e do Distrito Federal. A programação conta com 3.911 ações em todo o País e pode ser conferida no guia de programação online.

O Icom
Com a participação de aproximadamente 30 mil membros de 137 países, o Icom é a única organização mundial de museus e profissionais que atuam em museus e mantém relações formais com a Unesco e com status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU, além de parcerias com outras entidades a fim de realizar suas missões internacionais de serviço público, incluindo a luta contra o tráfico de bens culturais, promoção do gerenciamento de risco e preparo para emergências com o objetivo de proteger o patrimônio cultural.

Texto: Ascom/MinC
Edição: Ascom/Ibram