Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) revela que as instituições culturais que participaram da 11ª Semana de Museus, ocorrida entre 13 e 19 de maio deste ano, registraram um aumento de público de 129%, comparado ao público da semana anterior, e de 34,7% em relação ao mês anterior. De um total de 1.242 participantes da edição 2013, 551 instituições responderam ao questionário.
A pesquisa revela que a realização da 11ª Semana de Museus mobilizou mais de 3 mil voluntários e gerou 1.606 empregos com a contratação de curadores, monitores, montadores de exposição, palestrantes e prestadores de serviços. A edição 2013 do evento nacional contou com uma maior adesão de museus públicos municipais e privados, especialmente das tipologias História e Arte.
77% dos participantes declararam que a programação foi desenvolvida especialmente para o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. O “fortalecimento da imagem do museu” foi o principal benefício indicado (85,12%), seguido pelo “envolvimento da comunidade” nas atividades realizadas (72,23%). Confira o resultado completo da pesquisa.
Texto: Ascom/Ibram