Semana Nacional de Museus dobra o público das instituições participantes

publicado: 25/08/2015 08h15,
última modificação: 03/02/2017 17h18

Realizada entre os dias 18 e 24 de maio de 2015, a 13ª edição da Semana Nacional de Museus teve um aumento de público de 92% no período – ponto alto dos resultados de pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Veja a pesquisa na íntegra.

De acordo com o estudo realizado pela Coordenação de Estudos Socioeconômicos e Sustentabilidade do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram, elaborado a partir de amostragem de 669 das 1.380 instituições participantes, a Semana Nacional de Museus 2015, que teve como tema Museus para uma sociedade sustentável, também foi responsável por um aumento de 21,9% na visitação com relação ao mês anterior à ação.

Todos os estados participantes tiveram respondentes da pesquisa. Destaque para Rondônia, onde  80% das instituições participantes responderam ao questionário.

A contratação de profissionais para a realização de atividades também foi expressiva: a pesquisa revela que 1.349 profissionais foram contratados pelas instituições participantes no período, entre monitores, palestrantes, músicos, educadores e outros. O número de voluntários é ainda mais expressivo. Mais de 3 mil pessoas se mobilizaram para trabalhar voluntariamente durante o período.

Outra parceria bastante significativa ocorreu entre os museus e agentes culturais que, em troca da experiência promovida pela ação, trabalham voluntariamente auxiliando os museus na realização de sua programação. Em 2015, a Semana Nacional de Museus mobilizou mais de três mil voluntários.

Texto: Ascom/Ibram