Seminário em São Paulo discute Colecionismo no Brasil no Século XXI

publicado: 04/09/2012 11h04,
última modificação: 05/09/2012 15h21

A revista ARTE!Brasileiros realiza hoje (4), durante todo o dia no Auditório Ibirapuera (SP), o seminário O Colecionismo no Brasil no Século XXI – com o apóio da Prefeitura de São Paulo e Itaú Cultural. O evento pode ser acompanhado ao vivo.

Como ter acesso as grandes coleções, como os colecionadores podem obter incentivos para expor suas obras e que estratégias e soluções podem colaborar com o acesso da produção artística ao público são algumas questões abordadas pelo palestrantes nos quatro painéis do seminário. O Presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., participou do painel A importância de diretrizes políticas e de política públicas para a formação de coleções. Conheça todos os convidados e a programação.

Nascimento Jr. ressaltou o bom momento para as artes no Brasil, tanto em termos de destinação de verbas públicas como em termos de público.

“Hoje chegamos a R$ 200 milhões por ano [em investimentos] e também temos um crescimento do consumo de cultura: isso ajuda que exista a percepção da necessidade do incentivo para que coleções privadas de tornem instituições abertas ao público. Não é importante estatizar as coleções, mas que se abram essas instituições para o público”, afirmou. Continue lendo.

“Num momento em que se investe no Brasil, na construção de espaços institucionais públicos e privados – museus, parques temáticos, acessibilidade – e em caminhos de inclusão social e democratização da cultura, o seminário abre o debate sobre a importância de pensar e criar novos e eficientes canais de conteúdo”, indica Patricia Rousseaux, diretora editorial da ARTE!Brasileiros.

Texto e foto: Divulgação Revista Brasileiros
Edição: Ascom/Ibram