Com o objetivo de oferecer subsídios para o desenvolvimento de um novo museu no Brasil, antes das Olimpíadas de 2016, o Museu de Londres vai receber, na próxima quinta-feira (22), o HSBC Living Cultures Seminar. O seminário vai examinar a fascinante interação dos povos indígenas, africanos e europeus e suas influências na arte e cultura brasileiras.
Reunindo especialistas das áreas de patrimônio do Reino Unido e Brasil, o seminário pretende melhorar a compreensão das formas de patrimônio imaterial brasileiro (música, a arte, dança e a mitologia) e refletir sobre a maneira de apresentá-lo no contexto de um museu.
O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, e a diretora do Museu da República/Ibram, Magaly Cabral, vão participar do evento. Para Nascimento, é importante lembrar que o trabalho com o patrimônio imaterial não é novidade para os museus. “O patrimônio imaterial é parte integrante da ação museológica: desde os processos de catalogação até as diferentes formas de comunicação, os aspectos imateriais da cultura material são registrados”, destaca o presidente.
O seminário será aberto pelo embaixador do Brasil no Reino Unido, Carlos Augusto Santos Neves, e pelo secretário geral da Unesco no Reino Unido. Está prevista ainda a participação da presidente do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), Alissandra Cummins e do presidente do ICOM no Brasil, Carlos Brandão.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC)
Monalisa Resende – (61) 2024-6213