Sexta edição celebra primeira década de existência da revista Musas

publicado: 14/01/2015 15h19,
última modificação: 14/01/2015 15h19

Capa_Musas6
Capa da mais recente edição da revista publicada pelo Ibram

A sexta edição da Musas – Revista de Museus e Museologia está disponível na página eletrônica do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e marca os 10 anos de existência da publicação.

Por ter caráter interdisciplinar e reunir reflexões sobre museus e museologia, experiências museais e cenário cultural, a revista tem papel de destaque na divulgação de textos, pesquisas e ações no campo museológico.

Nesta edição, pela primeira vez, foi realizada chamada pública com o intuito de democratizar o envio de material para a publicação. Antes, os textos eram escritos por convidados. Com o novo processo, um total de 52 textos foram recebidos e analisados por pareceristas de todo o país.

O resultado desse trabalho foi a seleção de 12 artigos e ensaios oriundos do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para as sessões Artigos e Muselânea da revista.

Entrevista e nova seção
Outra novidade deste número é que a seção Museu Visitado abordou um museu da região Nordeste. A equipe editorial da revista visitou o Museu do Homem do Nordeste, localizado no Recife (PE), e entrevistou o pesquisador Raul Lody, autor do estudo O negro no museu brasileiro: construindo identidades, no Museu da Abolição (Ibram/MinC), situado no bairro da Madalena.

Para completar as inovações desta edição de Musas, foi inserida na revista uma nova seção: Resenhas. O objetivo é divulgar obras que tenham relevância para o campo museal, como as resenhas para os livros O Sol do Brasil, de Lilia Moritz Schwarcz, e Museu e Museologia, de Dominique Poulot, que compõem a atual edição. A partir do próximo número, essa seção também será preenchida por meio de textos oriundos de chamada pública.

Na seção Publicações e Documentos da página do Ibram estão disponíveis os números anteriores da revista Musas.

Texto: Ascom/Ibram