Sustentabilidade de museus é tema de minicurso promovido pelo Ibermuseus

publicado: 26/10/2020 18h18,
última modificação: 26/10/2020 18h30

Em resposta à pandemia do Covid 19, o Ibermuseus promove de 17 a 19 de novembro de 2020 o minicurso virtual Sustentabilidade de museus: inovando práticas e contribuindo para o futuro. A partir de experiências específicas de museus da região ibero-americana, os participantes refletirão sobre como se mobilizar na busca pela sustentabilidade nas quatro dimensões adotadas pelo Ibermuseus: ambiental, econômica, cultural e social.

O minicurso se concentrará no compartilhamento de ideias e iniciativas como primeiros passos para acelerar a capacidade dos museus de se engajarem em práticas mais conscientes, cidadãs e responsáveis. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 30 de outubro.

O evento será realizado durante três dias, em sessões virtuais de 90 minutos, totalizando 4h30 de duração. O programa está estruturado em uma sessão teórica e conceitual e duas sessões com a apresentação de casos práticos, ministrados por profissionais especialistas da Inglaterra, do Brasil, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Abordar os principais conceitos teóricos sobre a sustentabilidade de museus no marco dos objetivos de desenvolvimento sustentável e refletir sobre possíveis ações para trabalhar a sustentabilidade institucional no contexto do distanciamento físico são alguns dos objetivos do minicurso.