Sustentabilidade permeia programação deste mês no Museu da República (RJ)

publicado: 12/09/2014 14h53,
última modificação: 12/09/2014 15h11

Programa_Socioambiental_Museu_Republica
Sustentabilidade: identidade visual do programa do MR

Sustentabilidade é a palavra que domina as atividades programadas pelo Museu da República (MR), no Rio de Janeiro (RJ), neste mês de setembro.

Até domingo (14), das 9h às 17h, palestras nacionais e internacionais, filmes, mostra competitiva, oficinas, programação cultural e sete instalações interativas que permitem ao público experimentar a sustentabilidade na prática farão parte do Green Nation – Sustentabilidade em todos os sentidos.

O evento pretende apresentar o desafio de construir junto com a sociedade um mundo sustentável em práticas, atitudes, comportamentos e mudanças de olhar.

Nessa mesma linha, o museu sedia, até amanhã(13), das 8h às 18h30, o curso Formação básica em Meio Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Ecológico Aqualung, e, no dia 22, das 15h às 18h, uma mesa-redonda do Programa Socioambiental do Museu da República. Esta contará com três debatedores: André Angulo (MR/Ibram), Alejandra Saladino (MR/Ibram e UniRio) e Mônica Henriques (Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro).

Livro e exposições
Já no Jardim do Museu, entre os dias 22 e 26, a instituição fará uma campanha em favor da coleta seletiva de lixo, das 8h às 18h. E, no mesmo local, ainda no dia 26, mas das 19h às 21h, haverá o lançamento do livro Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental, organizado por Mario Chagas, Denise Studart e Claudia Storino, no Jardim do Museu da República.

Mesmo com uma programação recheada de atividades voltadas para a sustentabilidade, vale a pena destacar também duas novas exposições: Saio da vida para entrar na memória, sobre o legado de Getúlio Vargas, e Conexões: lá dentro lá fora, que estimula, criativamente, a conexão entre a rua, o Jardim e o Museu. Saiba mais sobre a programação.

Texto: Ascom/Ibram