Victor Meirelles (SC) recebe exposição Turista Transcendental até 6 de outubro

publicado: 17/08/2011 17h23,
última modificação: 22/05/2012 14h38

No dia 18 de agosto, às 19 horas, o Museu Victor Meirelles promove a abertura da exposição “Turista Transcendental”, de Rosângela Rennó. A mostra é parte da programação especial da Semana Victor Meirelles, que comemora a data de nascimento de Victor Meirelles de Lima (18 de agosto de 1832). A exposição da artista segue até 6 de outubro e tem entrada franca.

Rosângela Rennó apresentará, nesta exposição, exclusivamente vídeos, desde seu primeiro trabalho neste formato, Vera Cruz, até sua série mais recente, intitulada Turista Transcendental. Para esta mostra no Museu Victor Meirelles, Vera Cruz será instalado na sala de exposições de longa duração ao lado de uma seleção de desenhos do próprio Victor Meirelles relacionados à obra “A Primeira Missa no Brasil” (1860), pertencentes ao acervo da instituição.

A mostra se estende pela sala de exposições temporárias onde serão exibidos dois vídeos da série Frutos Estranhos, de 2008, e quatro vídeos da série Turista transcendental. Estes últimos foram gravados em diferentes locais do mundo. De um inóspito deserto de sal da Bolívia, passando pelas pirâmides do México, pela remota Ilha da Reunião no Oceano Índico até a Estátua da Liberdade dos Estados Unidos, a artista coleta imagens de maneira amadora, com o olhar de um turista.

Segundo Rosângela Rennó: “O turista transcendental é aquele que, ao viajar para um lugar, traz junto a memória de um outro lugar. Ao documentar uma paisagem exótica, ele agrega, de forma alegórica, dados pertinentes a outros povos e lugares, como se construísse uma ponte delicada ligando várias culturas, levando-nos a pensar em experiências muito além do mundo material”.

No mesmo dia, às 18h, ocorrerá o já tradicional “Encontro com o artista”, com a presença de Rosângela Rennó. Também será aberta a nova edição do Projeto Diálogos com a Desterro, com o trabalho “Só Exílio”, de Ricardo Kolb, um obelisco instalado no interior da sala de exposições de longa duração que provocará um diálogo com a obra “Vista do Desterro – atual Florianópolis” (1851), de Victor Meirelles.

O quê: Abertura da exposição Turista Transcendental, de Rosângela Rennó
Onde: Sala de exposição temporária do Museu Victor Meirelles.
Quando: Abertura: 18 de agosto, às 18h (Encontro com a Artista). Visitações: até 6 de outubro de 2011.
Quanto: Gratuito.

Fonte: Museu Victor Meirelles