Museu Regional de São João del-Rei tem nova diretora

última modificação: 02/02/2015 16h23

DiretoraSaoJoaoDelRei_Rosiana_Nunes
Rosiane Nunes é a nova diretora do Museu Regional de São João del-Rei

Esta semana foi nomeada, em portaria no Diário Oficial da União, a nova diretora do Museu Regional de São João del-Rei (MG) – instituição que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Rosiane da Silva Nunes, natural de Olímpia (SP), tomará posse no dia 3 de fevereiro e entrará em exercício imediatamente.

Formada em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP), optou pelas áreas de pesquisa em patrimônio cultural, patrimônio cultural imaterial, museologia e sociomuseologia.

Entre os anos de 2007 e 2010, Rosiane Nunes atuou como coordenadora no Museu de História e Folclore Maria Olímpia; e, entre 2012 e 2014, trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Paulo, com experiência como consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Trabalho integrado
Doutoranda e mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, (Portugal), a nova diretora desenvolve projeto com o tema Museus e o Patrimônio Imaterial , tendo no mestrado realizado o projeto Unesco: Patrimônio Imaterial e Sociomuseologia.

“Espero atender às expectativas do Ibram e de todos que vivenciam o Museu Regional de São João del-Rei,” diz Rosiane Nunes. “Pretendo, em conjunto com todos os envolvidos, contribuir para viabilizar as necessidades materiais, manter o público, aproximar os diversos outros públicos que não estão habituados a ser parte deste processo,” planeja.

A nova diretora do museu mineiro passou por um processo seletivo, via chamada pública, que constou de análise de currículo, conhecimentos relacionados ao campo museal, avaliação de Plano de Trabalho e entrevista. Saiba mais sobre outros processos seletivos em andamento para dirigentes de museus Ibram.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação/acervo pessoal