Programa iMuseus

O Programa iMuseus cria e gerencia instrumentos de coleta e compartilhamento de informações sobre e para os museus brasileiros. É uma responsabilidade da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal – CGSIM.

Principais ações do programa:

I – Implementação da plataforma Museusbr (integrada ao SNIIC – Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais), que conta hoje com mais de 3.800 instituições mapeadas em todo o território nacional. Esta base de dados é alimentada com informações do Cadastro Nacional de Museus e do Registro de Museus e do Formulário de Visitação Anual, que é também aplicado via plataforma, colhendo dados confiáveis sobre a visitação aos museus brasileiros.

II – Execução do projeto Exposições no Brasil, que disponibiliza informações sobre as exposições de curta duração realizadas no país, subsidiando pesquisas sobre sua oferta e procura e propiciando estudos institucionais periódicos e sistemáticos voltados para a produção regular de dados estatísticos.

III – Operação do Registro de Museus, que é um instrumento de formalização dos museus (previsto na Lei 11.904/2009), que acompanha as dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção das instituições e facilita o acesso destas à participação no Sistema Brasileiro de Museus.

Contatos: (61) 3521-4410 | 4329 | 4291 | 4330.