Registro de Museus

O Registro de Museus é um instrumento da Política Nacional, previsto pelo Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013 e Resolução normativa nº 1/2016, que visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Além disso, ele estimulará a formalização dos museus, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus.

Ele é um produto da Rede Nacional de Identificação de Museus – ReNIM, portanto, resultado do trabalho conjunto do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e dos Sistemas de Museus e órgãos responsáveis pelas políticas públicas setoriais. Ele possibilitará o trabalho em rede em torno de uma plataforma colaborativa que irá reunir e compartilhar informações sobre os museus do território nacional.

O Registro de Museus é obrigatório para todos os museus brasileiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail registro@antigo.museus.gov.br ou pelos telefones 3521-4329/4330/4291/4334.