Programa Saber Museu

O Programa Saber Museu consiste na integração e evolução de diferentes esforços já empreendidos pelo Ibram para a capacitação e a qualificação dirigidas à área museológica e tem por missão a “difusão de conhecimento relevante para o desenvolvimento do setor museal e para o aprimoramento de sua gestão”.

A formação e a capacitação técnica dos profissionais que atuam no campo museal constitui demanda permanente e está presente nas ações prioritárias do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde a sua criação.

Em função da vasta abrangência geográfica dos museus pelo Brasil e da necessidade de uniformização de conteúdo, o Instituto se dedicou a redesenhar seu programa de formação voltado para o campo museal, priorizando a modalidade de educação a distância (EAD). Conheça os cursos disponibilizados pelo Programa.

O uso de ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem permite maior alcance e grande diversificação de formatos para difusão do conhecimento, bem como contribui para a valorização dos saberes acumulados pelos profissionais da área.

O Programa é um importante instrumento para a melhoria de gestão nas instituições museológicas e para a valorização do patrimônio museológico como um todo, contemplando uma rica diversidade de temas relacionados ao campo museal em seus materiais instrucionais, disponíveis em vários formatos, em diferentes plataformas virtuais.  

A partir da perspectiva de ampliação de seu alcance, da diversificação e melhoria da qualidade dos produtos de difusão, o Ibram, por meio do Programa Saber Museu, pretende consolidar-se como referência na formulação e no desenvolvimento de política de difusão de conhecimento para o setor museal.

Acesse o site do Programa.