Museu da Inconfidência expõe objetos da cultura e religiosidade afrodescentes

publicado: 24/11/2011 10h28,
última modificação: 24/11/2011 11h21

Até 27 de novembro, o Museu da Inconfidência/Ibram, localizado em Ouro Preto (MG), segue com uma programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado pela Unesco em 2011, e aos 300 anos de elevação à Vila dos arraiais que originaram Ouro Preto.

Imagem da Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz

Na sexta-feira (25), às 20h, será aberta a mostra O Negro na Formação de Vila Rica, Cultura e Religiosidade, que permanecerá em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide (Rua Vereador Antônio Pereira, 33) até 29 de janeiro de 2012.

Estarão expostas imagens de santos e objetos ligados à cultura afrodescendente, ao sincretismo religioso e ao ofício dos negros na antiga Minas Gerais. A visitação é gratuita.

As peças pertencem aos museus da Inconfidência, Histórico Nacional (RJ) e Regional de Caeté (MG), bem como Arquidiocese de Mariana e colecionadores particulares de Minas Gerais. O espaço será ambientado com a imagem do retábulo da Igreja de Santa Efigênia do Alto da Cruz que, segundo a lenda, foi construída por Chico Rei e seu grupo recém-alforriado.

Na abertura haverá apresentações do Teatro de Bonecos Giramundo, com o espetáculo Os Orixás, do Grupo Samba de Raiz e do Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Veja a programação completa de atividades aqui.

Texto e foto: Divulgação Museu da Inconfidência