Nomeada a nova diretora dos museus Ibram em Goiás

publicado: 14/11/2014 12h31,
última modificação: 14/11/2014 12h31

Stélia Braga Castro foi nomeada nesta semana, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, como nova diretora do Museu das Bandeiras e Museu de Arte Sacra da Boa Morte, no município de Goiás (GO), e Museu Casa da Princesa, em Pilar de Goiás (GO).

Stélia Braga é a nova diretora dos museus Ibram em Goiás
Stélia Castro é a nova diretora dos museus Ibram em Goiás

Nascida em Vila Velha (ES) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Stélia Castro é mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Programa de Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, desde dezembro de 2013, atuava como chefe de Divisão Técnica do Iphan no Acre.

A candidata foi a escolhida  entre oito inscritos para ocupar a direção dos três museus, em caráter de cargo comissionado, conforme definido na Chamada Pública nº4, aberta em março deste ano.

Para a seleção, foram considerados os critérios de formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.

Os critérios foram aferidos através de apresentação de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Além da apresentação da documentação, também foi realizada entrevista oral entre a candidata e a comissão de seleção designada.

Chamadas abertas
Até o dia 23 de novembro estão abertas Chamadas Públicas para ocupação de cargo de direção em três museus da rede Ibram: Museu Histórico Nacional, no Rio, Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), e Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES).

Texto: Ascom/Ibram