Com as inscrições abertas para a 16ª Semana de Museus, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) lança uma versão atualizada de publicação com dicas para a realização de parcerias com empresas sem o repasse de recursos financeiros.
Segundo o Ibram, “os objetivos dessas parcerias são ampliar a divulgação dos museus brasileiros, incentivando a visitação e democratizando o acesso, e promover uma maior aproximação com a comunidade e seu entorno”.
No aspecto Participação é colocado a importância de se estabelecer conexões com a comunidade e o entorno do museu para o planejamento e a realização de ações. Ao falar de Comunicação, a cartilha dá dicas para a divulgação das atividades programadas. Na última parte é tratada a Legalização e Contrapartidas em relação as parcerias.
“O alinhamento com empresas, além de somar forças, é mais uma opção de reforçar a sustentabilidade das ações desenvolvidas pelos museus e processos museológicos”, reforça o Ibram. A publicação está disponível para download gratuito na página do Ibram.
Semana de Museus 2018
O formulário para a inscrição de atividades na 16ª Semana de Museus, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018 em todo o Brasil, encontra-se aberto até 12 de março na página do Ibram.
Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos é o tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), e adotado a cada ano pelo Ibram, para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).
Para participar, o museu ou instituição cultural interessada deve programar atividades em torno do tema (exposições, visitas mediadas, shows, palestras, exibição de filmes etc.). As atividades ocorrem exclusivamente sob a responsabilidade da instituição que as inscrever.
Ao Ibram cabe a mobilização do setor, a divulgação da temporada cultural, além da produção da identidade visual e kit de divulgação digital, texto de referência sobre o tema e o guia da programação nacional – onde o público pode encontrar informações sobre todos os eventos cadastrados.
Texto: Ascom/Ibram