A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Tema
A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus.
Objetivos
- Promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros;
- Aumentar o público visitante;
- Intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Resultados
- Participação dos museus: aumento médio de 25% ao ano desde a primeira edição*;
- Número de eventos cadastrados: aumento médio de 23% ao ano;
- Aumento de público: aumento de 103% do número de visitantes em relação à semana anterior ao evento**.
Impactos**
- Fortalecimento da imagem do museu;
- Aumento da visibilidade do museu;
- Maior envolvimento do museu com a comunidade;
- Aumento de público;
- Incentivo à realização de novas atividades culturais ao longo do ano;
- Motivação para propostas de novos projetos e atividades;
- Reforço da importância da instituição frente à administração pública e empresas locais;
- Integração com os demais museus do país;
- Dinamização da economia local.
Quadro evolutivo
Acesse os dados relativos a todas as edições da Semana Nacional de Museus: 2003-2019 (Quadro evolutivo)
*A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos. Em 2017, sua 15ª edição contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos.
**Fonte: Pesquisa de impacto socioeconômico da Semana Nacional de Museus, disponível em ´Economia dos Museus´.
Pesquisa da SNM – Série Histórica
O trabalho, iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2011, mede e avalia os resultados da semana, como a capacidade de mobilização do setor museal e o direcionamento dado pelo Ibram à execução dessa ação de promoção. A pesquisa, também, disponibiliza informações que podem ajudar municípios, estados e União a ajustarem as suas ações em prol do desenvolvimento e consolidação do setor museal. Acesse a Série Histórica – Pesquisa da SNM.
Edições:
Tema: Museus em um mundo em transformações: novos desafios, novas inspirações
Período: 14 a 20 de maio de 2012
Número de museus participantes: 1.114
Número de atividades realizadas: 3.420
Guia da programação
Pesquisa sobre a 10ª Semana de Museus
Tema: Museus (memória + criatividade) = mudança social
Período: 13 a 19 de maio de 2013
Número de museus participantes: 1.252
Número de atividades realizadas: 3.911
Guia da programação
Pesquisa sobre a 11ª Semana de Museus
Tema: Museus – coleções criam conexões
Período: 12 a 18 de maio de 2014
Número de museus participantes: 1.337
Número de atividades realizadas: 4.268
Guia da programação
Pesquisa sobre a 12ª Semana de Museus
Tema: Museus para uma sociedade sustentável
Período: 18 a 24 de maio de 2015
Número de museus participantes: 1.378
Número de atividades realizadas: 4.570
Guia da programação
Pesquisa sobre a 13ª Semana de Museus
Tema: Museus e paisagens culturais
Período: 16 a 22 de maio de 2016
Número de instituições participantes: 1.236
Número de atividades realizadas: 4.570
Guia da programação
Pesquisa sobre a 14ª Semana de Museus
Tema: Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus
Período: 15 a 21 de maio de 2017
Número de instituições participantes: 1070
Número de atividades realizadas: 3079
Guia da programação
Tema: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos
Período: 14 a 20 de maio de 2018
Número de instituições participantes: 1.113
Número de atividades realizadas: 3.240
Guia da Programação
Tema: Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições
Período: 13 a 19 de maio de 2019
Número de instituições participantes: 1.114
Número de atividades realizadas: 3.222
Guia da Programação
Tema: Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão
Período: 18 a 24 de maio de 2020
Número de instituições participantes: 46 instituições de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal
Número de atividades realizadas: 119
Guia da Programação