Publicados hoje (4), no Diário Oficial da União (DOU), dois novos editais de Chamada Pública para seleção de candidatos a dirigentes de museus ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia do Ministério da Cultura (MinC): Museu Solar Monjardim, em Vitória (ES), e Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ).
No processo seletivo, serão levados em consideração critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados na análise de currículo, Declaração de Interesse e de Plano de Trabalho.
Podem concorrer ao cargo servidores efetivos e não servidores que cumpram critérios como formação acadêmica em nível superior, experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu.
Os candidatos devem enviar a documentação (Currículo, Declaração de Interesse e Plano de Trabalho) até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de novembro de 2014, para o endereço eletrônico selecao@antigo.museus.gov.br, informando no Assunto a chamada pública a qual se refere. Dúvidas e outras questões também devem ser enviadas para o mesmo endereço eletrônico.
Acesse os Planos Museológicos do Museu Solar Monjardim e do Museu Casa da Hera (parte I e parte II) – documento essenciais para construir a proposta de Plano de Trabalho a ser apresentada. Confira todas as chamadas públicas já lançadas.
Os museus
A Casa da Hera foi erguida na primeira metade do século XIX, onde residiu a família de Joaquim José Teixeira Leite, grande advogado e comissário de café. Em 1952, a construção foi tombada como patrimônio nacional.
Além de mobiliário, quadros e objetos de uso doméstico originais, o acervo inclui uma vasta biblioteca e uma importante coleção de trajes de origem francesa. A biblioteca possui 890 livros e três mil periódicos do século XIX.
O Museu Solar Monjardim foi criado em junho de 1939, no Quartel da Polícia Militar, com acervo multidisciplinar e eclético. Em 1952, foi transferido para a residência dos herdeiros do Barão de Monjardim e em 1966 recebeu acervo do Museu de Arte Religiosa.
Na década de 1980, a instituição foi requalificada e renomeada pela então Fundação Pró-Memória e passou a se chamar Museu Solar Monjardim.
Confira também a Chamada Pública para dirigente do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), cujas inscrições também terminam dia 23 de novembro.
Texto e fotos: Ascom/Ibram
Última edição: 18.11.2014
Matérias relacionadas
Ibram abre seleção para dirigente do Museu Histórico Nacional no RJ
Ibram abre seleção para escolha de novos diretores em seis museus